SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 11 de julho de 2017

IX Feira Científica Interdisciplinar e Mostra de Trabalhos

           A Feira Científica Interdisciplinar e Mostra de Trabalhos da E. M. Viver e Conhecer é uma tradição. Para a realização deste evento há muito envolvimento de todos os agentes educativos no preparo dos materiais e realizações de pesquisas.
          Divulgar conteúdos significativos para a comunidade escolar e local, através de pesquisas e instalações, é o grande desafio que professores e suas turmas ou grupos de alunos orientados por professores têm ao final do primeiro semestre. É uma forma de mostrar ao público parte dos aspectos aprofundados sobre um determinado tema ou conteúdo.
         Educação Infantil e Primeiro Ciclo de Alfabetização têm como proposta Mostra de trabalhos e estão relacionados aos Projetos desenvolvidos em determinados períodos. No Fundamental I professores e alunos elegem um tema de maior interesse e que provoca a curiosidade, utilizam-se de diferentes ferramentas para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, bem como a forma de apresentação dos resultados no dia do evento.
        Nos primeiros Anos do Fundamental II o tema ainda é escolhido em turma, todos os alunos se envolvem com os estudos, as pesquisas, os resultados e formas de apresentação.
        Nos Anos finais do Fundamental II são formados grupos e cada qual escolhe o tema de maior interesse e significação. As produções são orientadas pelos professores das áreas específicas e colaboradores.
        É uma fase escolar de grande movimento, principalmente porque os pequenos pesquisadores, mediados por seus professores, se dedicam a utilizar um aprendizado para uma nova situação, que na maioria das vezes gera uma mudança de postura, de comportamento e de crescimento cognitivo.
        Este trabalho, rico em interações cognitivas, contribui para o exercício do trabalho em grupo, da participação, exige disposição, ação, empreendimento, atitude, resolução, energia, dedicação, capacidade de tomada de decisão, prontidão, arrojo e muita determinação. São muitas capacidades e habilidades envolvidas.
        A partir desta semana, acontecerá a divulgação dos trabalhos que serão apresentados durante a IX Feira Científica Interdisciplinar e Mostra de Trabalhos.
        Um aperitivo!
        Contamos com a sua presença para conferir os resultados de mais um trabalho de qualidade desenvolvido neste educandário.