Desde o nascimento as funções motoras vão
sendo adquiridas e aperfeiçoadas até o alcance da maturidade corporal. O que
chamamos de desenvolvimento global vai sendo incorporado pela criança e
favorecendo a passagem das outras fases do desenvolvimento ao longo de sua
existência. Segundo Gallahue e Ozmun (2003) a escola é um dos locais de oferta
de espaço adequado para o desenvolvimento motor.
É neste espaço que são abordados os assuntos
e realizadas as práticas de conhecimentos sobre o corpo, os elementos da
psicomotricidade ampla e fina, os jogos, os conteúdos pré-desportivos e o
desporto propriamente dito. E quando as atividades acontecem de forma planejada,
consciente e acima de tudo pautada no conhecimento, percebe-se a diferença no
desenvolvimento global dos educandos.
Esta é realidade diária na Viver e Conhecer,
profissionais de Educação Física desempenham seu papel com confiança e competência, pois são
sabedores de que suas práticas refletem diretamente no desenvolvimento das
habilidades que contribuirão, não somente para um bom desempenho na sua
disciplina, mas muito para comunicação, compreensão, leitura, interação,
resolução de situações, concentração e envolvimento, inter-relacionadas as
demais disciplinas do currículo básico e necessário para formação cidadã. Uma perspectiva de corpo e mente em harmonia!