SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

MUSICALIZAÇÃO NO PRÉ ESCOLAR

Tendo em vista a importância que a formação do indivíduo na sua totalidade tem para a educação e que as crianças são musicalmente ativas, nada mais prazeroso e eficaz do que a musicalização na educação infantil, pois a partir dela pode-se estimular o pensar e o transformar da sociedade, contando que ela nos reporta  a sensações e sensibilizações.
A partir deste ano, o pré-escolar do Viver e Conhecer está tendo, semanalmente, aulas de musicalização. São atividades lúdicas que, através de brincadeiras, canto, cantigas de roda e manuseio e criação de instrumentos musicais, buscam desenvolver as habilidades da percepção necessárias para que o aluno possa ser sensível à música. A música torna-se  assim um instrumento de integração entre as crianças.

ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

MUSICALIZANDO A PÁSCOA

Coelhinho da Páscoa, o que trazes também? 1 amigo, 2 amigos... que nome eles  têm?
Foram trabalhadas músicas alusivas à Páscoa - com letras modificadas pela professora, explorando ritmos, musicalidade, desenvoltura oral e gestual e resgatando tradições e valores como o respeito  e a amizade.






MANUSEIO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Os alunos tiveram contato com a flauta e puderam perceber os tipos de sons  emitidos por esse instrumento.


PALITOCHE

Ouvindo a música Lá em casa tem um galo... galinha... pintinho... tatu... cabrito... peru..., de Paulo Tatit e Sandra Peres e utilizando-se dos palitoches de animais, os alunos exploraram o som dos mesmos, o ritmo da música e desenvolveram a atenção.





DANÇA DA CADEIRA DOS ANIMAIS

Os alunos brincaram de Dança da cadeira, ouvindo músicas de diferentes ritmos. Quem caía fora da brincadeira ganhava uma máscara de um animal e tinha que imitá-lo. E ainda passava a ser  o ajudante da professora.