SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 8 de maio de 2012

18 DE ABRIL - DIA DO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

    Entendemos que a literatura é arte e, como tal, as relações de aprendizagem e vivência que se estabelecem entre ela e o indivíduo são fundamentais para que este alcance sua formação integral. Assim, a  literatura é a mais importante das artes, pois sua matéria é a palavra.
    Embora vivamos em plena era da imagem e do som, o livro continua sendo o instrumento ideal no processo educativo. Daí a  importância dada atualmente à iniciação lúdica do pré-leitor no mundo da literartura. 
    Pensando nisso, a Biblioteca Ler e Ver desenvolveu um projeto de incentivo à leitura, usando como tema o Dia 18 de abril - Dia do Nacional do Livro Infantil.  
    Algumas das atividades desenvolvidas:

HORA DO CONTO

    No dia 18 de abril, no início da aula, todos os professores fizeram uma leitura para a sua turma.









CAFÉ LITERÁRIO NA
FEIRA MUNICIPAL DO LIVRO

    No dia 18 de abril aconteceu a Feira Municipal do Livro e a Escola participou expondo trabalhos de leitura da biblioteca e realizando o Café Literário - um ambiente com mesas e cadeiras onde foram vendidos lanches e bebidas para os visitantes.




Mesas decoradas com toalhas de jornal



CANTINHO DA LEITURA

   Na porta da biblioteca da escola foi organizado um ambiente com tapetes, sofás, mesas, cadeirinhas e cadeira de balanço, criando uma atmosfera diferente e aconchegante para os alunos fazerem sua leitura.






TROCA-TROCA LITERÁRIO

    No dia 19 de abril os alunos trouxeram para a escola seus livros usados e puderam trocá-los por outros livros trazidos por seus colegas.  Quem trocou livro ganhou um marcador de página.







O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em homenagem a Monteiro Lobato, primeiro escritor de literatura infantil no Brasil.