SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Projeto do Viver e Conhecer sobre reciclagem está sendo levado a propriedades rurais

Durante o ano de 2015, o Grupo Ambiental COMVIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) do Viver e Conhecer, desenvolveu o projeto A matemática da reciclagem: aprendendo na escola e melhorando a qualidade de vida no meio rural, um programa com várias atividades de reciclagem de lixo que iniciou na escola e está sendo levado a comunidades rurais do município de Capinzal.
No dia 12 de novembro, o projeto foi apresentado na 2ª fase da Mostra Científica Verde é Vida, promovida pela Afubra, na cidade de Herval D’Oeste. A exposição foi realizada pelos alunos João Vitor Borges, do 5º ano e Larissa Raniele da Silva, do 9º. Todo o projeto é orientado pela professora Sandra Demin.
Devido à sua relevância ambiental, o projeto será estendido às demais comunidades do interior  do município de Capinzal, por meio de uma parceria firmada entre a Escola Viver e Conhecer  (com a participação do COMVIDA  e das professoras de Artes), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a empresa Ambientalis - que presta serviços ambientais ao Consórcio Machadinho. Serão organizadas oficinas de reciclagem voltadas aos agricultores, as quais trabalharão com a importância e as possibilidades do reaproveitamento de materiais que seriam descartados. As oficinas têm como objetivo principal ensinar aos agricultores formas de reutilização de materiais como pneus, botas, garrafas PET, rodas de carroça, entre outros, para o embelezamento da propriedade rural e estão previstas para acontecerem já no início de  2016.

Pretende-se, assim, reduzir a quantidade de lixo do meio ambiente e mostrar que a reciclagem é um método que está ao alcance de todos, e que todos podem colaborar para o bem-estar do planeta. E, o meio rural, que utiliza amplamente os recursos naturais para produção de alimentos, também pode dar uma contribuição significativa para a preservação desses recursos.