SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Dia da Ação Conjunta pela preservação do ar

      A Ação Conjunta é um projeto da Afubra que visa promover um dia de mobilização e de conscientização sobre um tema relativo ao meio ambiente. Em 2013, o tema discutido foi Proteção dos animais; em 2014 foi A preservação do solo e, neste ano, o tema é Preservação do ar. 
      No Viver e Conhecer, a Ação Conjunta foi realizada com a parceria das escolas Ernesto Hachmann e São Francisco (do município de Luzerna) e representantes da Afubra.
     Cada escola fez uma apresentação de um estudo sobre o tema: a Escola Ernesto Hachmann apresentou o trabalho Bioindicadores da qualidade do ar; a Escola São Francisco falou sobre a Poluição veicular; o Viver e Conhecer, por meio do Grupo Ambiental Com-Vida, falou sobre As ações do dia a dia: o que fazer para melhorar a qualidade do ar? 
     Para finalizar, o coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida, da Afubra - José Leon, proferiu uma palestra fazendo um apanhado geral sobre as ações de preservação do meio ambiente, como os cuidados com a água, com o ar e com o destino do lixo. Enfatizou a consciência pessoal, ou seja, que cada um deve saber o que é certo e o que é errado e deve pôr isso em prática no cotidiano.
     Cada aluno recebeu um folder sobre os cuidados com o ar e uma pergunta para discutir com a família: O que sua família está fazendo e o que poderá fazer para melhorar a qualidade do ar? Assim, pôde levar para a comunidade essa discussão, que é tão importante nos dias de hoje.