SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 24 de março de 2015

Você sabe quem foi o primeiro capinzalense registrado em Capinzal?

     Até 1915, os registros civis eram feitos no município de Campos Novos. A partir desse ano, Capinzal começou a contar com um cartório próprio e a primeira pessoa a ser registrada aqui foi Ovídeo Antunes Primo.
     Essas e outras curiosidades foram contadas pela senhora Senira Favero Cicconet aos alunos das turmas de 4º ano do Viver e Conhecer, das professoras Jane Campioni, Noemi Tonini e Márcia Manfredini, durante uma visita ao Cartório de Registro Civil de Capinzal. A visita faz parte das atividades de estudo da certidão de nascimento, conteúdo que faz parte do estudo dos Documentos Históricos.  
     A certidão de nascimento é documento a que o bebê tem direito logo ao nascer e que lhe dá todos os direitos de um cidadão.  Em nossa cidade, a certidão de nascimento é obtida no Cartório Cicconet, onde os alunos puderam ver, na prática, como esse e outros registros são feitos. 
     A escrivã, a Senhora Senira Favero Cicconet, mostrou todos os tipos de certidões que o cartório emite, além da de nascimento, como certidões de casamento, de óbito e de natimorto. Ainda, procurou e mostrou o registro de nascimento de alguns alunos que ali estavam.
     De volta à escola, os alunos escreveram um relatório da visita e produziram uma linha do tempo do Cartório, que foi exposta na escola como parte do Circuito de Fontes Históricas.
     Agradecemos ao Cartório, em especial à senhora Senira, pela costumeira atenciosa recepção.


Primeiro registro feito em Capinzal - nascimento de Ovídeo Antunes Primo

Caneta-tinteiro, antigamente utilizada para fazer os registros 

Máquina de escrever, instrumento que também foi muito utilizado antes do computador

"Via amarela", documento emitido pelo hospital, necessário para fazer o registro de nascimento










Linha do tempo do Cartório

Linha do tempo e relatório da visita