SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 31 de março de 2015

Viver e Conhecer representa a regional na Expoagro Afubra 2015

  
     A Afubra é a Associação dos Fumicultores do Brasil. Foi criada em 1955 e visa dar suporte aos pequenos produtores rurais que tem no cultuvo do fumo uma das suas principais fontes de renda.
     E em 1991, a entidade cria o Projeto Verde é Vida, programa permanente de educação ambiental que leva às comunidades, por meio das escolas, informações, conceitos e práticas de preservação ambiental. Uma das atividades desenvolvidas pelo Verde é Vida, é a Mostra Científica Verde é Vida, que constitui-se de uma atividade de pesquisa científica produzida pelos alunos, tendo como laboratório a propriedade rural da sua família e ou da sua comunidade. Esta atividade dever ser voltada para o desenvolvimento sustentável da comunidade onde a escola está inserida. 
     A Mostra  tem três etapas: duas regionais e uma sul-brasileira.
     Nossa escola teve o orgulho de ser classificada nas duas primeiras fases e ser, portanto, a representante da região de Herval d'Oeste na Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, realizada na cidade de Santa Cruz do Sul, RS, nos dias 23 a 26 de março, na Expoagro Afubra.
     O projeto apresentado  foi Produção de leite: Uma alternativa de renda sustentável?, desenvolvido pelas alunas Vitória Dambrós e Júlia Boaretto, na disciplina de Matemática, sob a orientação da professora Aline Bressan. Durante o evento, as alunas foram acompanhadas pela professora Nilza Marcon.
     Durante quatro dias, as alunas levaram ao conhecimento dos participantes da Mostra como foi a execução do projeto e quais foram as conclusões a que chegaram ao término desse, ou seja, que a produção de leite é uma alternativa de renda viável econômica e ambientalmente para a agricultura familiar, desde que sejam observados os aspectos relativos ao bem-estar animal, às tecnologias disponíveis, à alimentação adequada e aos custos dessa produção.



Alguns espaços da Expoagro Afubra 

Cultivo de hortaliças em canteiros 


Plantação de girassóis e visão geral do parque de exposições

 

Jardinagem e cultivo de flores






Cerimônia de entrega do Troféu Gota Verde


Professora Nilza Marcon e as alunas Júlia Boaretto e Vitória Dambrós