SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 26 de maio de 2015

Viver e CECON promovem o projeto DESPERTAR COM ARTE

      
“A arte da pintura não pode ser esgotada com o mero olhar contemplativo”
(Adilson Fernandes Guanabara)

O artista plástico Adilson Fernandes Guanabara é considerado um dos maiores pintores do país. Reside em Joaçaba há 25 anos, onde mantém um ateliê. Dentre as muitas temáticas que aborda em suas obras está o tema bicicletas: Cidade de Cristal, Bicicleta e família e Brincadeira de criança são algumas das suas telas em que as “magrelas” estão presentes. Por isso, durante as semanas que antecederam o Passeio Ciclístico do Viver e Conhecer, as professoras de Arte desenvolveram trabalhos a partir dessas obras, que foram muito apreciadas pelos alunos.
Agora, em parceria com o CECON (Serviço de Convivência do CRAS), o Viver e Conhecer trouxe a Capinzal, nos dias 20 e 21 de maio, o projeto Despertar com Arte, idealizado pelo próprio Guanabara, que leva a arte até as escolas.
O evento iniciou no Viver e Conhecer, na manhã do dia 20, com um Café com arte para autoridades e representantes dos alunos e professores dessa escola e do CECON. Logo depois foi realizada a abertura oficial do evento, com apresentações culturais de alunos de ambas as escolas. Em seguida, Adilson Guanabara proferiu uma palestra sobre a relação existente entre a sua vida e a arte, seu estilo, e técnicas que utiliza. Iniciaram-se, então, as oficinas propriamente ditas com alunos do 5º ano e professores de Arte. O pintor trouxe várias de suas obras para serem contempladas e analisadas e falou sobre o estilo de cada uma delas. Os alunos escolheram uma das obras e, com tinta acrílica sobre tela, fizeram uma releitura, sob orientação do próprio pintor. As tintas foram doadas pela Tinsul Tintas e, as telas, adquiridas pelos próprios alunos. As oficinas seguiram-se à tarde e no dia seguinte, 21, para os alunos de 4º, 5º e 7º ano do Viver e, na tarde do dia 21, para os alunos do CECON, onde Guanabara desenvolveu a oficina no próprio Centro de Convivência com o lançamento do Projeto Ambiental “Dedo Verde”. Os alunos ficaram fascinados com a oportunidade de serem “pintores por um dia” e os depoimentos foram os mais diversos: “Senti que o pintor expressa o que ele sente através do desenho, ele pinta muito bem”; “Enquanto eu pintava eu senti uma leveza, algo que foi me acalmando...”; “Depois desse dia começamos a ver os quadros com outros olhos, agora, quando vejo um quadro, começo a reparar nele”.
Esta foi a primeira edição do Despertar com arte em Capinzal. Pretende-se, no próximo ano, ampliar sua abrangência, para que a arte seja levada ao maior número possível de escolas e crianças do nosso município.

Guanabara e o projeto Despertar com arte

Adilson Fernandes Guanabara é natural de Bom Retiro, SC e desde cedo demonstrava indícios da vocação pela pintura, rabiscando e desenhando nas paredes de casa com pedaços de carvão e giz. Porém, devido às circunstâncias da época, demorou muito para acessar os meios artísticos e culturais. Foi somente aos 22 anos, por ocasião do seu 1º emprego, na empresa TELESC, em Lages, que teve seus primeiros contatos com a arte. Por isso, desenvolveu o projeto Despertar com arte, para que desde cedo as crianças já pudessem ter uma relação com a pintura.  O projeto tem como objetivo principal potencializar a arte da pintura para despertar nas pessoas a sensibilidade, o olhar contemplativo, a autocrítica e o desejo de sonhar.

Exposição de obras do pintor






Café com arte





Solenidade de abertura



Apresentações artísticas durante a solenidade de abertura



Contemplação das obras



Realização das oficinas




 
















Oficinas com os alunos do CECON