SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

6º ano visita a casa do Dr. Vitor Almeida


     Os alunos do 6º ano da Escola Municipal Viver e Conhecer, que estão trabalhando os livros “Assombrações, fantasmas e espectros” e “Tesouros enterrados”, foram visitar a fazenda do Dr. Vitor Almeida, escritor de ambos os livros.  O objetivo da visita foi conhecer melhor o universo em que o escritor vivia. Conheceram a sua biblioteca, os seus livros, perguntaram sobre os seus gostos e hábitos, andaram pela casa e por toda a propriedade. 
       Agora faremos um pequeno resumo do que foi aprendido nesta visita:
      O escritor e historiador Vitor Almeida, nasceu em Capinzal no dia 18/10/1938, estudou aqui até o ginásio e foi para Florianópolis onde fez o 2º grau e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Advogou durante 44 anos em Capinzal, começou a sua carreira de escritor em 2004 quando lançou o seu primeiro livro,  “Capinzal, joias desta terra e desta gente”, fruto de anos de pesquisas. Depois publicou mais 5 livros, todos voltados para a história do povo capinzalense. O Dr. Vitor, como era conhecido por todos, gostava de colecionar moedas, selos, livros, discos e objetos antigos. Muito preocupado com a educação e a cultura de seu povo, fez a doação do terreno onde  hoje encontra-se a Unoesc  de Capinzal, também doou a maior parte do acervo do Museu Histórico Municipal de Capinzal, que hoje leva o seu nome.  Faleceu em 2009, aos 70 anos, vítima de câncer. Deixou mais 3 livros escritos que serão publicados pela família em momento oportuno.  O escritor Vitor Almeida perpetua mais uma parte da nossa história, deixando um verdadeiro legado para a eternidade.

“Não desejamos que o tempo sepulte a nossa história ou parte da mesma e, para salvaguardar a sua integridade, procuramos resgatá-la, tirando-a, inclusive, do anonimato para muitos, registrando-a em definitivo para todos.”    Vitor Almeida