SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Grupo Ambiental COM-VIDA ( Comissão de meio ambiente e qualidade de vida) Viver e Conhecer busca sensibilizar a comunidade escolar no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente!

      No dia 08 de junho no pátio dá escola havia algo diferente, que chamava a atenção dos alunos. Era uma barraca  decorada e organizada pelo  Grupo Ambiental COM-VIDA  com o auxílio de alguns professores e funcionários. Neste dia, o grupo buscou desenvolver uma reflexão relembrando e inovando algumas ações para que busquemos nos tornar a cada dia mais sustentáveis.  Foi ressaltado a importância da separação correta do lixo,   a compostagem, a prática dos 5 Rs – Reduzir, Repensar, Reutilizar,  Rejeitar e Reciclar-  a importância da mata ciliar para a proteção das nascentes e rios, a proteção do solo pela cobertura vegetal e a produção de sabão líquido e sólido a partir do óleo de cozinha usado. Cada turma recebeu uma amostra do sabão produzido juntamente com a receita. Finalizando, o grupo apresentou as tecnologias para a economia de água instaladas na escola -  parceria com o Consórcio Machadinho -  sistema de captação   da água da chuva, torneiras com fecho automático,  que já  mostraram uma redução significativa no consumo desse recurso. Os números divulgados  com base no relatório do SIMAE  foram:
Mês
Consumo
Mês 04 de 2015
136 metros cúbicos
Mês 04 de 2016
114 metros cúbicos
Mês 05 de 2015
213 metros cúbicos
Mês 05 de 2016
135 metros cúbicos






Na oportunidade aproveitaram também para mostrar  mais uma tecnologia que será instalada nos próximos dias que ajudará a diminuir ainda mais o consumo de água e consequentemente a despesa do município: são as  válvulas  dos banheiros.
Agradecemos o envolvimento e a participação de todos!
Podemos fazer mais pelo Meio Ambiente! De uma mãozinha!!!!