SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Trabalhos do Viver e Conhecer recebem prêmio destaque na Feira Nacional de Matemática

O Viver e Conhecer obteve outra grande conquista: 2 troféus destaque na Feira Nacional de Matemática, que ocorreu em Jaraguá do Sul, SC, nos dias 15, 16 e 17 de julho. Os dois trabalhos premiados foram “A matemática do açúcar mascavo” e “A matemática da viabilidade do uso das motocicletas”.
O projeto “A matemática do açúcar mascavo” foi desenvolvido nas turmas de 5º ano pelas professoras Maria de Fátima de Oliveira Ribeiro e Marisa Eli Dalla Maria Casara e na fase nacional foi apresentado pelos alunos Giovanna Suelen de Abreu e Lucas Augusto Masson, do 6º ano. O objetivo principal foi estudar a viabilidade econômica e ambiental da produção de derivados da cana-de-açúcar, com ênfase no açúcar mascavo. O desenvolvimento do estudo envolveu pesquisas sobre a história da cana-de-açúcar no Brasil, visita a uma agroindústria que produz açúcar mascavo e outros produtos a partir do melado de cana e abordou ainda questões relativas à saúde, ao comparar o açúcar mascavo ao refinado. 
O projeto “A matemática da viabilidade do uso das motocicletas” foi orientado pela professora Carmen Maletzke Markus e apresentado pelos alunos Gabriel Masson Alves e Mateus João Grotto Wulff, do 9º ano. Teve como objetivo principal provar matematicamente o custo/benefício do uso das motocicletas e as vantagens e desvantagens do uso desse meio de transporte. Para a execução do projeto foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre a história das motos no Brasil e sobre quais são as principais peças e equipamentos de segurança e seus custos de aquisição. Foram realizados comparativos matemáticos entre motos e carros quanto à poluição, consumo de combustível, segurança e custo com equipamentos de segurança. 

Ambos os trabalhos tiveram seu início com projetos desenvolvidos em sala de aula, que foram levados a público na Feira Científica Interdisciplinar da escola, em 2014 e classificados para a Feira de Matemática – primeiramente para a fase regional, depois para a estadual e, por fim, para a nacional. 
Parabéns aos professores e alunos envolvidos nos projetos!