Atualmente a Escola
Municipal Viver e Conhecer atende 880 alunos e conta com uma equipe de aproximadamente
80 funcionários habilitados para buscar e oferecer um trabalho de qualidade aos
seus alunos. A partir de 2000 até os dias atuais, foram criados vários projetos
como: Grêmio Estudantil Monteiro Lobato, Parada Obrigatória, Alunos Média 8,0,
Grupo de Teatro Camaleão (4º ano a 8ª série),Escolinha de Futsal, Dança, Aulas
no Período Integral, Leitor nota 10, Feira Científica Interdisciplinar e a
Gincana Viver Bem.
Em relação às TDICs a
escola visa o aprendizado na multidisciplinariedade, unindo práticas
pedagógicas aos meios digitais como proposta para desenvolver e facilitar a
aprendizagem dos alunos.
Depois de estudar
minunciosamente como as tecnologias estão inseridas, como estão sendo
utilizadas no processo educacional, propriamente em seu uso como ferramenta
pedagógica, conseguimos então chegar ao ponto proposto à construção do Retrato
da Escola na Cultura Digital. Com a construção do retrato da escola
conseguiremos avistar as reais necessidades da escola referentes às TDIC.
Precisamos
garantir a que utilização dos meios digitais está a favor da educação, é um
grande desafio, mas também há um grande potencial para o ensino, pois, torna-se
difícil utilizá-las se são consideradas apenas tecnologias e não forma de
cultura, informação ou ferramentas de auxílio a aprendizagens dos alunos em
geral. Este meio tecnológico não deve assustar a equipe docente, deve desafiar as
definições existentes de conhecimento, oferecer novas maneiras de motivar
aprendizes e prometer oportunidades de criatividade e inovação.
A
TDC é um recurso pedagógico e deve ser utilizada como reforço e complementação
de conteúdos abordados em sala de aula, também podem ser trabalhados projetos
desenvolvidos pela escola. Aliado ao computador tem a internet, que possibilita
ao professor e alunos possibilidades de busca de informações atualizadas e algumas
em tempo real.
Construiremos
o retrato da escola para todos os membros inseridos no contexto escolar, isto é,
todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Tendo desenhado o
retrato da escola na cultura digital, fica evidente qual intervenção deverá ser
feita.
A luz que norteará essa
narrativa será a analise dos dados coletados através dos questionários,
confrontados com citações de autores sobre o assunto e conteúdos estudados.
Sendo assim, para
retratar a realidade da escola na cultura digital, foram elaborados
questionários com questões objetivas a fim de investigar possíveis falhas na
utilização dos meios digitais na construção de conhecimento do aluno e desenvolver
as práticas pedagógicas que já dão resultado no desenvolvimento da
ensino-aprendizagem.
Através dos dados
obtidos podemos levantar informações que proporcionaram o diagnostico de como
os meios tecnológicos vem sendo usufruídos nos diversos ambientes escolares e
como as TDICs influenciam o cotidiano educacional de professores, alunos e
componentes da comunidade escolar.
Para mostrar a
influência das TDICs na Cultura Digital na Nossa Escola, nos
posicionaremos a partir de uma pergunta realizada aos professores e alunos da
escola.
Quando perguntamos aos
professores sobre qual recurso tecnológico utilizam em suas aulas as respostas
foram:
Os vídeos são os mais
utilizados, seguindo com a utilização de slides, jogos educativos, pesquisa,
tabelas e mapas. O uso do correio eletrônico ou e-mail ficou em último lugar e
foram citados também a utilização de Apps de celular, redes sociais e
whatsapp.
Observando
as respostas das professoras concluímos que são utilizadas tecnologias no
processo ensino-aprendizagem, e os mesmos sabem que deve partir do professor a
vontade de ensinar e a maneira de que ele ensina é que vai despertar o
interesse pelo o aprender, utilizar as tecnologias como recurso tornará com
certeza suas aulas mais atrativas para as crianças possibilitando a criança se
apropriarem de conhecimentos e, ampliado as suas experiências, aumentando assim
suas possiblidades criativas.
Também foi perguntado
aos alunos quais tecnologias utilizadas pelos professores em sala de aula.
Segundo os alunos o
recurso utilizado mais utilizado pelos professores em sala de aula é a
construção de slides, seguida da construção de gráficos e tabelas, também
utilizam a digitação de textos e edição de vídeos e em último lugar ficou os
jogos educativos. Para o desenvolvimento dessas atividades utilizavam os
netbooks, multimídias, computadores do laboratório de informática, câmara
fotográfica digital, filmadora, celular e DVD.
Com todo esse fascínio por tecnologia os
alunos exigem professores com um perfil mais moderno, plugados nas atualidades
ao redor dele. Conforme relata a reportagem Professor... ([2004, p.29]), Para
que o discurso saia do papel é necessário buscar uma didática moderna e ampla
para que os alunos sintam-se cidadãos do mundo. É fundamental buscar recursos
audiovisuais que tornem o ambiente de sala uma extensão da vida social familiar
do aluno.
Com tanta rapidez na
transmissão de informação pelos recursos da telecomunicação a internet dispara
na preferência dos alunos, pois facilita a tarefa do professor de mediar
conhecimentos, permitindo ao aluno um contado mais direto com o mundo e a
possibilidade de desenvolver várias atividades.
A internet rompe as fronteiras dos países e abre um grande leque de
oportunidades jamais imaginadas. Podemos acessar as noticias dos melhores
jornais, estar sempre ligado na moda, copiar ou comprar programas.
Em
consonância a esta questão Tajra (2008, p. 134)
A
internet está promovendo mudanças sociais, econômicas e sociais. Estamos diante
da Revolução Digital, revolução com tantos atributos que chega a ser comparada
com a revolução industrial. Estamos diante de novos paradigmas, de novas formas
de produção, de novos empregos, de novas formas de comunicação e a escola
também foi atingida por essa revolução binária e digital.
A
internet é uma grande aliada para atingirmos um futuro com sucesso, pois, as
vantagens que ela oferece são diversas como: correio eletrônico, os sites de
busca, os fóruns de discussão, os gerenciadores de conteúdo, bibliotecas
virtuais, essas usadas de diversas formas, tanto na de educação presencial como
na educação a distância, sendo que, no ensino presencial essas ferramentas são
utilizadas como instrumentos de apoio (SOBRAL, 1999, p.46).
A
internet é vista como o principal aliado da comunicação de professores e
alunos, pois através dela é possível, com um custo mais barato e privilegiado,
unir a escrita, a fala e a imagem com rapidez, flexibilidade e interação, o que
há pouco tempo era praticamente impossível.
As
redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços
novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Basta utiliza-la dentro do processo ensino
aprendizagem. Recomenda-se que ao utilizar a internet, como forma de ampliar os
conhecimentos, faça da forma mais sábia que puder, podendo assim desenvolver
constantemente o aspecto cognitivo.
Nossa
escola conforme análise utiliza muito pouco de correios eletrônicos e jogos
educativos. Então se faz necessário a uma ação, propriamente uma capacitação
mais constante para professores sobre o uso das TDCs na educação, para mudar essa
realidade, pois, através dos jogos educativos que são lúdico, observam-se
limites interação com o meio, raciocínio matemático e outros.
Existem
alguns exercícios adequados para desenvolver a memória, o raciocínio lógico, a
atenção, a concentração e as inteligências múltiplas, neste contexto entra a
informática como recurso, isso ocorre porque o cérebro encontra novos desafios
que estimulam a mente, não permitindo que ela fique parada esquecida.
Os
professores sentem necessidade de maiores conhecimentos relacionados ao uso das
tecnologias percebe-se que estão conscientes da importância das tecnologias na
atualidade e a necessidade de inseri-la no contexto de aprendizagem
educacional.
O
que diz respeito sobre quais atividades realizar utilizando as novas
tecnologias ou sites de uso dos professores muitos não sabiam responder.
Outros citaram
atividades que realizam em suas aulas:
Jogos, filmes,
documentários, simulados, elaborar fotonovelas, slides, vídeos, mapas mentais,
jingles, filmes, pesquisas, jogos interativos, cruzadinhas, enciclopédia,
racha- cuca, museu virtual.
Também foram citados
sites que utilizam em suas aulas, tais como: site The histori, Duolingo, YouTube, Google, Google Earth.
Analisando as
respostas, considera-se que na escola municipal “Viver e Conhecer” os
professores em sua maioria sabe citar o emprego das tecnologias para uso em
atividades de aprendizagem, pois as atividades citadas estão presentes do
cotidiano da escola, conforme observação in loco.
De
acordo com as resposta parece ainda carente o conhecimento de sites para uso
das diferentes áreas do conhecimento na sala de aula.
Sobre o uso da
internet, os alunos da escola utilizam em sua grande maioria para estudar e
fazer trabalhos, sendo a mais citada, seguida pelo uso das redes sociais e
assistir vídeos, também utilizam o whatsap, provavelmente para comunicar-se com
seus pares. Os jogos também foram bem citados e o menos citado foi o e-mail.
A educação vem passando por mudanças
estruturais e funcionais frente às novas tecnologias. Neste contexto, as
TDCs vem adquirindo cada vez mais
relevância no cenário educacional, pois além de promover o contato dos educandos
com o computador, tem como objetivo habilitar e dar
oportunidade de adquirir novos conhecimentos, facilitando o processo
ensino/aprendizagem.
E a aprendizagem é o
ponto crucial da educação, quando educamos devemos levar em consideração a
cultura dos nossos alunos e suas dificuldades de aprendizagem.
Nossa escola está bem
no que se referem a educar na cultura digital, os professores estão cientes da
importância que as tecnologias têm nesse processo. Poucos são os pontos que
devem ser interferidos e mudados, deve-se criar um programa de capacitação para
professores continuo sobre como utilizar as tecnologias para o desenvolvimento
da aprendizagem dos alunos. Tendo em
vista que a sociedade do século XXI exige profissionais que estejam sempre bem
informados e aptos a trabalhar com novas tecnologias; e tenham também uma visão
holística do conhecimento, de competência, ética, enquanto construtores da
realidade em que se inserem.
Esse
ensino só alcançará sucesso na medida em que resultar da ação conjunta e
articulada de todos os envolvidos neste processo, de modo especial professores
e educandos. Esse ensino deve favorecer a formação do educando em seu
desenvolvimento integral, pretendendo atender os interesses e necessidades da
criança, na construção de um processo pedagógico baseado por características
sócio- interacionistas, com estratégias metodológicas que aproximam o aluno do
seu meio social e permitam a reflexão sobre as práticas educacionais.
REFERÊNCIAS
SOBRAL, Adail. Internet na Escola: o que é, como se faz. 1ª ed. Loyola, São Paulo,
1999.
TAJRA FEITOSA, Sanmya. Informática na Educação.
8ª ed. Ver. e Ampl. Érica, São Paulo, 2008.
MATERIAS DE ESTUDO DO NB1.
DADOS COLETADOS NA PESQUISA REALIZADA NA
ESCOLA.