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Nossa escola, nosso lar!

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quinta-feira, 6 de novembro de 2014

RETRATO DA ESCOLA MUNICIPAL VIVER E CONHECER NA CULTURA DIGITAL




Atualmente a Escola Municipal Viver e Conhecer atende 880 alunos e conta com uma equipe de aproximadamente 80 funcionários habilitados para buscar e oferecer um trabalho de qualidade aos seus alunos. A partir de 2000 até os dias atuais, foram criados vários projetos como: Grêmio Estudantil Monteiro Lobato, Parada Obrigatória, Alunos Média 8,0, Grupo de Teatro Camaleão (4º ano a 8ª série),Escolinha de Futsal, Dança, Aulas no Período Integral, Leitor nota 10, Feira Científica Interdisciplinar e a Gincana Viver Bem.
Em relação às TDICs a escola visa o aprendizado na multidisciplinariedade, unindo práticas pedagógicas aos meios digitais como proposta para desenvolver e facilitar a aprendizagem dos alunos.
Depois de estudar minunciosamente como as tecnologias estão inseridas, como estão sendo utilizadas no processo educacional, propriamente em seu uso como ferramenta pedagógica, conseguimos então chegar ao ponto proposto à construção do Retrato da Escola na Cultura Digital. Com a construção do retrato da escola conseguiremos avistar as reais necessidades da escola referentes às TDIC.
Precisamos garantir a que utilização dos meios digitais está a favor da educação, é um grande desafio, mas também há um grande potencial para o ensino, pois, torna-se difícil utilizá-las se são consideradas apenas tecnologias e não forma de cultura, informação ou ferramentas de auxílio a aprendizagens dos alunos em geral. Este meio tecnológico não deve assustar a equipe docente, deve desafiar as definições existentes de conhecimento, oferecer novas maneiras de motivar aprendizes e prometer oportunidades de criatividade e inovação.  
A TDC é um recurso pedagógico e deve ser utilizada como reforço e complementação de conteúdos abordados em sala de aula, também podem ser trabalhados projetos desenvolvidos pela escola. Aliado ao computador tem a internet, que possibilita ao professor e alunos possibilidades de busca de informações atualizadas e algumas em tempo real.
Construiremos o retrato da escola para todos os membros inseridos no contexto escolar, isto é, todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Tendo desenhado o retrato da escola na cultura digital, fica evidente qual intervenção deverá ser feita.
A luz que norteará essa narrativa será a analise dos dados coletados através dos questionários, confrontados com citações de autores sobre o assunto e conteúdos estudados.
Sendo assim, para retratar a realidade da escola na cultura digital, foram elaborados questionários com questões objetivas a fim de investigar possíveis falhas na utilização dos meios digitais na construção de conhecimento do aluno e desenvolver as práticas pedagógicas que já dão resultado no desenvolvimento da ensino-aprendizagem.
Através dos dados obtidos podemos levantar informações que proporcionaram o diagnostico de como os meios tecnológicos vem sendo usufruídos nos diversos ambientes escolares e como as TDICs influenciam o cotidiano educacional de professores, alunos e componentes da comunidade escolar.
Para mostrar a influência das TDICs na Cultura Digital na Nossa Escola, nos posicionaremos a partir de uma pergunta realizada aos professores e alunos da escola.
Quando perguntamos aos professores sobre qual recurso tecnológico utilizam em suas aulas as respostas foram:
Os vídeos são os mais utilizados, seguindo com a utilização de slides, jogos educativos, pesquisa, tabelas e mapas. O uso do correio eletrônico ou e-mail ficou em último lugar e foram citados também a utilização de Apps de celular, redes sociais e whatsapp. 
Observando as respostas das professoras concluímos que são utilizadas tecnologias no processo ensino-aprendizagem, e os mesmos sabem que deve partir do professor a vontade de ensinar e a maneira de que ele ensina é que vai despertar o interesse pelo o aprender, utilizar as tecnologias como recurso tornará com certeza suas aulas mais atrativas para as crianças possibilitando a criança se apropriarem de conhecimentos e, ampliado as suas experiências, aumentando assim suas possiblidades criativas.
Também foi perguntado aos alunos quais tecnologias utilizadas pelos professores em sala de aula.
Segundo os alunos o recurso utilizado mais utilizado pelos professores em sala de aula é a construção de slides, seguida da construção de gráficos e tabelas, também utilizam a digitação de textos e edição de vídeos e em último lugar ficou os jogos educativos. Para o desenvolvimento dessas atividades utilizavam os netbooks, multimídias, computadores do laboratório de informática, câmara fotográfica digital, filmadora, celular e DVD. 
 Com todo esse fascínio por tecnologia os alunos exigem professores com um perfil mais moderno, plugados nas atualidades ao redor dele. Conforme relata a reportagem Professor... ([2004, p.29]), Para que o discurso saia do papel é necessário buscar uma didática moderna e ampla para que os alunos sintam-se cidadãos do mundo. É fundamental buscar recursos audiovisuais que tornem o ambiente de sala uma extensão da vida social familiar do aluno.
Com tanta rapidez na transmissão de informação pelos recursos da telecomunicação a internet dispara na preferência dos alunos, pois facilita a tarefa do professor de mediar conhecimentos, permitindo ao aluno um contado mais direto com o mundo e a possibilidade de desenvolver várias atividades.  A internet rompe as fronteiras dos países e abre um grande leque de oportunidades jamais imaginadas. Podemos acessar as noticias dos melhores jornais, estar sempre ligado na moda, copiar ou comprar programas.
Em consonância a esta questão Tajra (2008, p. 134)
  
A internet está promovendo mudanças sociais, econômicas e sociais. Estamos diante da Revolução Digital, revolução com tantos atributos que chega a ser comparada com a revolução industrial. Estamos diante de novos paradigmas, de novas formas de produção, de novos empregos, de novas formas de comunicação e a escola também foi atingida por essa revolução binária e digital.


A internet é uma grande aliada para atingirmos um futuro com sucesso, pois, as vantagens que ela oferece são diversas como: correio eletrônico, os sites de busca, os fóruns de discussão, os gerenciadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, essas usadas de diversas formas, tanto na de educação presencial como na educação a distância, sendo que, no ensino presencial essas ferramentas são utilizadas como instrumentos de apoio (SOBRAL, 1999, p.46).
A internet é vista como o principal aliado da comunicação de professores e alunos, pois através dela é possível, com um custo mais barato e privilegiado, unir a escrita, a fala e a imagem com rapidez, flexibilidade e interação, o que há pouco tempo era praticamente impossível.
As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas.  Basta utiliza-la dentro do processo ensino aprendizagem. Recomenda-se que ao utilizar a internet, como forma de ampliar os conhecimentos, faça da forma mais sábia que puder, podendo assim desenvolver constantemente o aspecto cognitivo.
Nossa escola conforme análise utiliza muito pouco de correios eletrônicos e jogos educativos. Então se faz necessário a uma ação, propriamente uma capacitação mais constante para professores sobre o uso das TDCs na educação, para mudar essa realidade, pois, através dos jogos educativos que são lúdico, observam-se limites interação com o meio, raciocínio matemático e outros.
Existem alguns exercícios adequados para desenvolver a memória, o raciocínio lógico, a atenção, a concentração e as inteligências múltiplas, neste contexto entra a informática como recurso, isso ocorre porque o cérebro encontra novos desafios que estimulam a mente, não permitindo que ela fique parada esquecida.
Os professores sentem necessidade de maiores conhecimentos relacionados ao uso das tecnologias percebe-se que estão conscientes da importância das tecnologias na atualidade e a necessidade de inseri-la no contexto de aprendizagem educacional.
O que diz respeito sobre quais atividades realizar utilizando as novas tecnologias ou sites de uso dos professores muitos não sabiam responder.
Outros citaram atividades que realizam em suas aulas:
 Jogos, filmes, documentários, simulados, elaborar fotonovelas, slides, vídeos, mapas mentais, jingles, filmes, pesquisas, jogos interativos, cruzadinhas, enciclopédia, racha- cuca, museu virtual.
Também foram citados sites que utilizam em suas aulas, tais como: site The histori, Duolingo, YouTube, Google, Google Earth.
Analisando as respostas, considera-se que na escola municipal “Viver e Conhecer” os professores em sua maioria sabe citar o emprego das tecnologias para uso em atividades de aprendizagem, pois as atividades citadas estão presentes do cotidiano da escola, conforme observação in loco.
De acordo com as resposta parece ainda carente o conhecimento de sites para uso das diferentes áreas do conhecimento na sala de aula.
Sobre o uso da internet, os alunos da escola utilizam em sua grande maioria para estudar e fazer trabalhos, sendo a mais citada, seguida pelo uso das redes sociais e assistir vídeos, também utilizam o whatsap, provavelmente para comunicar-se com seus pares. Os jogos também foram bem citados e o menos citado foi o e-mail.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente às novas tecnologias. Neste contexto, as TDCs  vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional, pois além de promover o contato dos educandos com o computador, tem como objetivo habilitar e dar oportunidade de adquirir novos conhecimentos, facilitando o processo ensino/aprendizagem.
E a aprendizagem é o ponto crucial da educação, quando educamos devemos levar em consideração a cultura dos nossos alunos e suas dificuldades de aprendizagem.
Nossa escola está bem no que se referem a educar na cultura digital, os professores estão cientes da importância que as tecnologias têm nesse processo. Poucos são os pontos que devem ser interferidos e mudados, deve-se criar um programa de capacitação para professores continuo sobre como utilizar as tecnologias para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.  Tendo em vista que a sociedade do século XXI exige profissionais que estejam sempre bem informados e aptos a trabalhar com novas tecnologias; e tenham também uma visão holística do conhecimento, de competência, ética, enquanto construtores da realidade em que se inserem.
Esse ensino só alcançará sucesso na medida em que resultar da ação conjunta e articulada de todos os envolvidos neste processo, de modo especial professores e educandos. Esse ensino deve favorecer a formação do educando em seu desenvolvimento integral, pretendendo atender os interesses e necessidades da criança, na construção de um processo pedagógico baseado por características sócio- interacionistas, com estratégias metodológicas que aproximam o aluno do seu meio social e permitam a reflexão sobre as práticas educacionais.

REFERÊNCIAS

SOBRAL, Adail. Internet na Escola: o que é, como se faz. 1ª ed. Loyola, São Paulo, 1999.
TAJRA FEITOSA, Sanmya. Informática na Educação. 8ª ed. Ver. e Ampl. Érica, São Paulo, 2008.
MATERIAS DE ESTUDO DO NB1.
DADOS COLETADOS NA PESQUISA REALIZADA NA ESCOLA.