Diante de tais argumentos e com base nos estímulos ocasionados, houve o incentivo a mais um desafio: a construção e o lançamento de um foguete com material reciclável. Além do trabalho, os alunos das 8ª séries da Escola Municipal Viver e Conhecer estão se preparando para a XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e VII Mostra Brasileira de Foguetes, que acontecerá no dia 10 de maio.
Os alunos estão sendo acompanhados pela professora de Física Carmem Maletzke Markus com o apoio da direção, coordenação e professores das 8ª séries da escola. Durante os meses de março e abril foram realizadas pesquisas sendo que na segunda quinzena de abril os alunos, com muito entusiasmo e encantados com os conhecimentos adquiridos, com investimento médio de R$ 6,00, construíram foguetes usando material de sucata.
A escola fez parceria com o SENAI, que colocou à disposição o engenheiro mecânico e professor Tenair Miccheloto que, durante uma palestra, abordou aspectos relacionados às partes de um foguete e seu modo de funcionamento nos trazendo a conhecimento que o princípio de funcionamento dos foguetes é a terceira Lei de Newton, conhecida como Ação e Reação, um dos conteúdos básicos da disciplina de Física.
Os alunos também visitaram o Observatório de Astronomia, em Joaçaba, onde tiveram oportunidade de visualizar a Lua com um telescópio e os planetas do Sistema Solar, via satélite, em tempo real. Participaram também de palestra com o astrofísico Gilmar Marcos de Oliveira, que explanou seus conhecimentos e isso foi motivo de grande emoção a todos, professores e alunos.
Essas oportunidades disponibilizadas aos alunos permitem a aproximação da teoria estudada em sala de aula com a prática, tornando mais atrativo e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem.