SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atividades na Semana Nacional do Trânsito - Pré-escolar

 De 18 a 25 de setembro aconteceu a Semana Nacional do Trânsito e a escola desenvolveu atividades referentes à campanha com objetivo de proporcionar às crianças a aquisição de noções de trânsito para a segurança individual e coletiva.


É necessária a mudança de comportamento no trânsito e para isso é imprescindível construir uma nova postura frente a essa questão. Por isso, se desde muito cedo as crianças tiverem a oportunidade de receber a educação para o trânsito, serão mais conscientes de seus deveres e direitos, podendo agir de forma responsável na sociedade.

Pensando nisso, procuramos interagir e contribuir na formação de cada aluno, a fim de que seja responsável pelas próprias atitudes numa relação de cuidado e proteção consigo e com o outro.

Os professores do pré-escolar e do 1º ano desenvolveram atividades com músicas, recorte e colagem, identificação dos meios de transporte mais utilizados em nosso município, classificação dos diferentes tipos de transporte, construção de meios de transporte com auxílio das famílias e exposição dos trabalhos realizados, interpretação da sinalização de trânsito reconhecendo sua importância (Placas: cor, formato e significado. Semáforo: cores e função e Faixa de segurança e sua importância). No pátio da nossa escola, foi desenhada uma minipista e colocado placas de sinalização e um semáforo elétrico.

A culminância do trabalho aconteceu, graças à colaboração das famílias, que atenderam ao pedido da escola e levaram bicicletas, patinetes, motocas e outros brinquedos para as crianças poderem utilizá-los na minipista.

Foi muito significativo para os alunos, pois puderam colocar em prática o que foi estudado, observando as placas, interpretando-as, respeitando o semáforo e quem não respeitasse as regras e normas ficava sem participar de uma volta na minipista, a fim de repensar a atitude.

Sabemos que educar para o trânsito é educar para a cidadania, pois é um tema essencial e diz respeito à vida. Por isso, aprender os conceitos básicos, as normas de segurança e educação no trânsito deve fazer parte da educação de nossas crianças.

Acreditamos que precisamos ensinar nossas crianças da maneira que elas mais gostam de aprender: brincando.


Pré I e Pré II - Professoras Adriana e karen
Pré I e Pré II - Professoras Adriana e karen 

Pré II - Professora Márcia

Pré III - Professora Jocilei

Pré III (vespertino) - Professora Luciane

Pré III (matutino) - Professora Luciane


 1° ano - Professora Lucrécia

 1° ano - Professora Janete
1° ano  (matutino) - Professora Silvana

1° ano (vespertino) - Professora Silvana