SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 28 de abril de 2015

Semana Monteiro Lobato: Um mundo de leitura no Viver!

18 de Abril , Dia Nacional do Livro Infantil.
“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.” (Monteiro Lobato)

     A Escola Viver e Conhecer sempre foi uma grande incentivadora do hábito de ler. Na Semana do Livro Infantil, a escola desenvolveu diversas atividades para incentivar ainda mais a magia em que a leitura nos nos envolve.
Decoração e atividades especiais da biblioteca:
 um mundo de fantasia aguardando os leitores










Leitura de histórias nas salas de aula











Declamação de poesias nas salas de aula



Personagens saltaram das histórias e vieram brincar com os pequenos leitores!




Teve pintura na pele...


E um pátio cheinho de histórias!!!















BOA LEITURA PARA VOCÊ TAMBÉM!



ESCOLA DE PAIS

Com muita satisfação convidamos os pais, avós, tios e demais familiares dos alunos da Pré-escola para participar do primeiro encontro da Escola de Pais de 2015. 

Tema da palestra:
AUSÊNCIA DE AFETO OU DE LIMITE?

Data: 29 de abril - quarta-feira
Local: auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer
Horário: 19h15

Após a palestra haverá apresentação dos alunos do pré-escolar.

Contamos com a sua presença!



A diversidade na vida: haitianos e africanos visitam a Escola

     Neste primeiro bimestre, trabalhou-se o projeto "A diversidade na vida" com a turma do 7º ano 03. O objetivo foi reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade física, social e cultural dos seres humanos, bem como a diversidade da vida na Terra. Nessa perspectiva, foram realizadas diversas atividades em cada disciplina abordando essa temática. 
     Para encerrar o projeto, realizou-se um encontro de culturas, em que a Escola recebeu um grupo de haitianos e africanos que estão residindo em Capinzal. Com o auxílio da Irmã Irma, que fez a tradução das falas, os alunos questionaram sobre seus países de origem, seus costumes, fazendo, assim, uma troca de experiências. 
     O encontro foi muito proveitoso, uma vez que se se pôde conhecer um pouco dessa cultura que hoje faz presente em nosso município.










Visita das avós aos alunos do 4º ano

    Para complementar o estudo da história do município, as professoras do 4º ano, Noemi Tonini e Márcia Manfredini convidaram quem mais entende desse conteúdo: as avós. Sim, são essas pessoas, carregadas de vivências de uma época que já se foi, as verdadeiras detentoras de muitos conhecimentos que não são encontrados nos livros. 
     Foram convidadas duas avós: a senhora Oraci Martinelli (avó do Vinícius e da Eduarda Martinelli, alunos do 4º ano vespertino) e a senhora Laurete Coas (avó do Pedro Coas, aluno do 4º ano vespertino).
     Dona Oraci veio contar sobre como era a vida na zona rural: seus costumes, crenças, relação pais e filhos, escola, relação com o meio ambiente. Já a Dona Laurete falou sobre os hábitos e costumes da vida na cidade. 
     Foi um estudo muito especial de História, com o qual os alunos aprenderam, não com historiadores,  mas com personagens que fizeram parte dela.