SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 31 de março de 2015

A Páscoa está chegando no Viver...

A Páscoa é um momento mágico para as crianças. A espera pelo Coelhinho é vivida pelos pequenos com uma euforia que contagia a todos...
Por aqui, muitas atividades estão sendo realizadas para marcar essa data tão especial:

Brincadeiras no pátio...
 




As cestas para o sorteio...


Uma visita especial...






No pré da professora Silvana a galera fez alinhavo no coelho...







E no pré da professora Wilzieline as crianças fizeram carinho no coelhinho...





Um coelhinho anda passeando pela biblioteca do Viver...

Em um dia de muita ventania, um coelhinho muito travesso saiu para passear... E não ouviu os conselhos da sua irmã mais velha... As palavras que ela lhe falava se perdiam ao vento, e o coelhinho ouvia outras coisas mais interessantes. O que será que aconteceu?
Só vai saber quem visitar a Biblioteca da escola e conhecer a história O que o coelhinho ouviu...







Viver e Conhecer representa a regional na Expoagro Afubra 2015

  
     A Afubra é a Associação dos Fumicultores do Brasil. Foi criada em 1955 e visa dar suporte aos pequenos produtores rurais que tem no cultuvo do fumo uma das suas principais fontes de renda.
     E em 1991, a entidade cria o Projeto Verde é Vida, programa permanente de educação ambiental que leva às comunidades, por meio das escolas, informações, conceitos e práticas de preservação ambiental. Uma das atividades desenvolvidas pelo Verde é Vida, é a Mostra Científica Verde é Vida, que constitui-se de uma atividade de pesquisa científica produzida pelos alunos, tendo como laboratório a propriedade rural da sua família e ou da sua comunidade. Esta atividade dever ser voltada para o desenvolvimento sustentável da comunidade onde a escola está inserida. 
     A Mostra  tem três etapas: duas regionais e uma sul-brasileira.
     Nossa escola teve o orgulho de ser classificada nas duas primeiras fases e ser, portanto, a representante da região de Herval d'Oeste na Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, realizada na cidade de Santa Cruz do Sul, RS, nos dias 23 a 26 de março, na Expoagro Afubra.
     O projeto apresentado  foi Produção de leite: Uma alternativa de renda sustentável?, desenvolvido pelas alunas Vitória Dambrós e Júlia Boaretto, na disciplina de Matemática, sob a orientação da professora Aline Bressan. Durante o evento, as alunas foram acompanhadas pela professora Nilza Marcon.
     Durante quatro dias, as alunas levaram ao conhecimento dos participantes da Mostra como foi a execução do projeto e quais foram as conclusões a que chegaram ao término desse, ou seja, que a produção de leite é uma alternativa de renda viável econômica e ambientalmente para a agricultura familiar, desde que sejam observados os aspectos relativos ao bem-estar animal, às tecnologias disponíveis, à alimentação adequada e aos custos dessa produção.



Alguns espaços da Expoagro Afubra 

Cultivo de hortaliças em canteiros 


Plantação de girassóis e visão geral do parque de exposições

 

Jardinagem e cultivo de flores






Cerimônia de entrega do Troféu Gota Verde


Professora Nilza Marcon e as alunas Júlia Boaretto e Vitória Dambrós

    

Grêmio estudantil: preparando para o exercício da cidadania

"O Grêmio estudantil é uma organização que representa os interesses dos estudantes. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar quanto na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos."
(Fonte: www.mundojovem.com.br)

     Neste dia 27, o Grêmio Estudantil Monteiro Lobato, da Escola Viver e Conhecer,   teve eleições para a sua nova diretoria. Durante todo o período das eleições, os alunos vivenciaram como ocorre um processo de democracia, de representatividade de uma categoria e da força do voto consciente.
     Os alunos, após conhecerem as principais atribuições do Grêmio, organizaram-se para compor as chapas para concorrer à diretoria da entidade. Duas chapas foram organizadas: iFormou  e Ação Projovem, ambas contando com representatividade de todas as turmas. 
     Todos os alunos do 6º ao 9º ano votaram e a chapa vencedora foi a iFormou, presidida pelo aluno Bruno Schroeder, do 9º ano.

Atribuições



Apresentação das propostas






Eleições 




Alunos do Viver visitam exposição de Luciano Martins em Florianópolis

     Os alunos do 6º ano visitaram a exposição Luciano Martins 15 anos, que aconteceu entre os dias 05 e 31 de março, no Centro Integrado da Cultura, em Florianópolis. A exposição retratou a trajetória do artista, que é catarinense e tem como principal características produzir obras que retratam um universo lúdico e colorido. Segundo ele mesmo afirma "A ideia é transmitir um sentimento bom. Tento expressar através da minha arte um lado mais otimista da vida". 
     Dentre as obras destacam-se as releituras de obras famosas, como O grito, Monalisa, Santa Ceia e Guernica.

                                       





Releitura da obra "Santa Ceia"

Reguernica - Releitura da obra "Guernica"
Releitura da obra "Monalisa"