SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Reunião de pais

     É fundamental conhecer a metodologia e a proposta pedagógica da escola para poder acompanhar e auxiliar o desenvolvimento e a aprendizagem do seu filho. Assim, contamos com a presença dos pais ou responsáveis para as reuniões que acontecerão no decorrer desta semana, às 19h30, no auditório da Escola, sendo:

- Dia 24/02 (terça-feira), para os pais de alunos do pré-escolar;
- Dia 25/02 (quarta-feira), para pais dos alunos do 1º ao 5º ano;
- Dia 27/02 (sexta-feira), para os pais dos alunos do 6º ao 9º ano.

Cantigas de roda divertem o pré-escolar

"O barquinho virou, foi pro fundo do mar, foi por causa do Fulano que não soube remar..."
Quem não lembra de ter repetido incansavelmente essa cantiga nos tempos de criança? As cantigas de roda animaram nossa infância e continuam fazendo parte do universo imaginário, agora, dos nossos filhos. E o nosso conhecido "barquinho" aportou no Viver e levou os alunos do pré a um gostoso passeio...















Músicas trabalham cidadania e espiritualidade no 4º e 5º ano



Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

     Esse é um trecho da música "Herdeiros do Futuro", de Toquinho, trabalhada nas turmas de 4º ano como parte do projeto A escola te acolhe. As turmas de 5º ano trabalharam com a música "Quem é Ele?", de Zezé de Camargo e Luciano. Ambas as séries fizeram interpretação da letra e, para encerrar as atividades do projeto de acolhida prepararam uma apresentação para dar as boas-vindas aos demais alunos.







Quem é Ele ?
A força maior do universo 
A trova que rima meus versos 
Jesus Cristo Salvador 
Filho de Nosso Senhor 
(Trecho da música "Quem é Ele?")







Gincana RecicLAR e Dia SU (Sem uniforme)


*Dia SU é uma conquista do Grêmio Estudantil. Uma vez por mês, em data pré-estabelecida, os alunos poderão vir para escola sem usar o uniforme, porém com roupas adequadas ao espaço escolar.
*Gincana RecicLAR: Visa incentivar a separação e a reciclagem dos materiais que podem ser reciclados ou reutilizados. Cada família de estudante é convidada a realizar a separação dos materiais dentro de seus lares para posteriormente serem encaminhados para a escola, onde esta estará dando a destinação correta, enviando as fábricas de reciclagem;
*Este ano as campanhas de reciclagem receberão premiação separada, portanto a pontuação não somará pontos à Gincana Viver Bem;
“Reciclar é uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas.”

IMPORTANTE!
Como acontece a campanha:
*As campanhas de reciclagem têm sido uma importante atividade que a escola vem desenvolvendo nos últimos anos. Mensalmente, realizamos uma campanha específica de materiais que podem ser reciclados como: plástico, papel, metal, vidro, óleo de cozinha e pilhas. Essas campanhas fazem parte do Projeto de Educação Ambiental.
 *As campanhas são lançadas geralmente no final de cada mês, da sexta-feira para segunda-feira.
*As pilhas usadas também serão recolhidas em forma de Campanha Relâmpago, uma vez a cada bimestre, posteriormente ganharão um destino correto.
*A ordem das campanhas com data determinada neste ano será a seguinte:
·         Fevereiro- papel e óleo saturado;
·         Março- plástico;
·         Abril- metal;
·         Maio- vidro;
·         Junho- papel e óleo saturado;
·         Julho- plástico;
·         Agosto- metal;
·         Setembro- vidro;
·         Outubro- papel e plástico;
·         Novembro- misto (plástico, metal, vidro, papel e óleo saturado);
*As campanhas de reciclagem somam pontos para Gincana RecicLAR e, principalmente, contribuem para a conscientização e a preservação do meio ambiente.
* A venda dos materiais resulta em benefícios investidos no próprio ambiente escolar.
*A participação de todos é muito importante, no ano de 2014 foram recolhidos e reciclados por meio das campanhas os seguintes números: 5300 unidades de vidro, 950kg de metal, 1022 litros de óleo saturado, 3219 kg de papel e 1262 kg de plástico.
 Neste dia 2 de março (segunda-feira) realizaremos a primeira campanha deste ano que será do Papel e do Óleo de Cozinha Saturado (usado). Neste dia poderão ser trazidos à escola os seguintes tipos de Papéis: papelões, cadernos e livros velhos e ultrapassados, revistas, caixas longa vida (limpas), caixas de sapato, de camisas e remédios, cartazes, jornais e apostilas velhas. Esta campanha contará pontos para a Gincana RecicLAR, cada 1Kg de papel trazido a turma ganhará 10 pontos. O óleo saturado (oléo usado em frituras) deverá ser enviado à escola dentro de litros plásticos bem vedados e cada 1 litro valerá 10 pontos.
Sua atitude diária fará toda diferença!

Desde já agradecemos sua participação e colaboração!

Chapeuzinho Vermelho - o clássico que sempre encanta


Contar histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com situações vividas pelas personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar ideias para solucionar questões. É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor, a insegurança, a tranquilidade e tantas outras mais. (Regina Gregório - psicopedagoga)

     O Viver e Conhecer acredita no poder da leitura. Por isso, incentiva desde cedo o amor pelos livros através de atividades diversas de leitura, como a contação de histórias. Logo nos primeiros dias de aula, os alunos do pré-escolar encantaram-se com o clássico Chapeuzinho Vermelho, contada e cantada pela professora Luciane Thomazoni.

















Passeio ciclístico do Viver

Está na hora de começar a preparar a sua bike. Vem aí o PASSEIO CICLÍSTICO DO VIVER, em comemoração ao aniversário de 29 anos da Escola.

Dia 14 de março. Participe!

Viver encerra manhã de aula com música

     Ouvir música pode trazer muitos benefícios para a saúde, corpo e mente. A música acalma, estimula a memória, desenvolve o pensamento, alivia dores e equilibra as emoções proporcionando paz de espírito. 
      Por isso, o tema escolhido para o Projeto a escola te acolhe deste ano foi Cantando e encantando. 
    Dentre as atividades desenvolvidas, destacou-se a surpresa que eles receberam ao final de um dia de aula: uma serenata promovida pelos cantores Michel de Abreu e Jean Tides. A serenata percorreu os corredores, entrou nas salas de aula e encantou a todos com belíssimas canções.