SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Parada Obrigatória - 1º ano

A Parada Obrigatória dos 1º anos aconteceu sexta-feira, dia 26 de setembro. O tema explorado foi "Valores". No início da manhã, os alunos assistiram à palestra da psicopedagoga, Inês R. Baron; depois, realizaram atividades recreativas com Luciane Thomazoni. Já na Serp, desenvolveram outras atividades, entre elas , a produção de desenho com tinta sobre "O que é importante na minha vida?".
Momentos da Parada:

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Show Musical - Pré-escolar

Quarta-feira, dia 10 de setembro, a aula de música contou com  a participação especial de Ednei e Davi que mostraram seus talentos com os instrumentos musicais aos alunos da pré-escolar. Diferentes instrumentos foram explorados, entre eles o violão e o saxofone. Alguns alunos se animaram tanto que subiram no palco e soltaram a voz.
A música é uma ferramenta pedagógica, pois proporciona a interação, a socialização das crinças além de ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal.

Momentos do Show Musical:

Reciclagem - Campanha do Plástico




“Acredite no futuro. Estimule ideias inovadoras. Quanto mais você acredita e contribui com a preservação ambiental, mais ela será possível”.
No dia 9 de setembro, (terça-feira), realizou-se a campanha da EMBALAGEM PLÁSTICA. Muitos alunos vêm mostrando bastante empenho nas campanhas. Eles trouxeram diferentes embalagens plásticas, entre elas  potes plásticos de vários tipos e formatos (margarina, doces, iogurtes, achocolatados, etc), embalagens de produtos de limpeza e cosméticos, garrafas pet, embalagens plásticas de ovos, frutas e legumes. 
Quem participou da campanha colaborou diminuindo a quantidade de lixo depositado na natureza e contribuindo para preservação do meio ambiente.






Artes - 3º ano





Nas aulas de Artes, pirâmides transformam-se em cabanas, retângulos em carros, cilindros em garagens... É a criatividade dos alunos aliada ao estudo das figuras geométricas na tridimensionalidade. O suporte dessas maquetes foi pintado com tinta de acordo com a escolha do aluno e seguindo a regra de olhar do alto - visão panorâmica.
Turmas: 3º anos
Professoras: Alessandra e Maria Aparecida

Atividades desenvolvidas na biblioteca Ler e Ver


Além do trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula no que tange à leitura, nossa escola sempre contou com o trabalho que é desenvolvido na biblioteca Ler e Ver. 
Neste ano, as professoras Jociane Morosini Andreoni e Maria Cristiane Wunder são as responsáveis pelas diferentes atividades que são desenvolvidas nesse local.
Muitas atividades já foram desenvolvidas com o intuito de desenvolver o hábito e o gosto pela leitura além de  expandir o conhecimento da turma e ampliar os horizontes dos estudantes.
Veja alguns desses momentos:


DECORAÇÃO DA BIBLIOTECA LER E VER:






PROJETO BOAS-VINDAS:
Com as turmas de pré-escola foram trabalhadas obras da “Coleção Pingos” (contando histórias, explorando características dos personagens, fazendo dramatização com os alunos) e, com as turmas de 2º ao 5º ano a obra “O que cabe num livro?”, com recriação do enredo e montagem de painel:


 QUINZENA "ZIRALDO":




 HISTÓRIA DO LIVRO:

Banners organizados pelo SESC e colocados à visitação e estudo nas escolas.

 
ATIVIDADES DE COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL:


Semana de 14 a 17 de abril/2014. Cada sala de aula recebeu visita de contadores de histórias.

 
Contação dramatizada da história “A Onça Oncês e a Formiga Rabiga.
A entrada da biblioteca foi decorada com manequins que  vestidos de acordo com as características de personagens da literatura infantil.

 
Sorteio de livros de literatura infantil de pré a 8ª série, por turno.

O pátio da escola foi organizado com varais, tapetes e mesinhas com muitos
livros de literatura para alegrarem os alunos.

Manhã/tarde literária com a autora Maria Helena Bazzo.
FAMÍLIA NA ESCOLA - 10 de maio de 2014
Apresentação na Biblioteca:“O que darei a você, mãe querida?”.
PROJETO "TOCA DO ESCURO":
Nesta quinzena, nosso “Cafofo dos Pingos” teve as janelas fechadas com papel pardo e as paredes todas revestidas com TNT para criar um ambiente mais escuro ao contar as histórias:
* Em uma noite muito, muito escura...
* Medo de quê?
* Um sapo dentro de um saco

PROJETO "FESTA JUNINA":


Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n'alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!

Castro Alves



Trilha dos Sentidos - Pré-escolar

Em parceria com o Programa Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Machadinho, os alunos do pré-escolar participaram da Trilha dos Sentidos. Segundo Simone de Oliveira Luz, profissional de Apoio Local, o objetivo foi aproximar o aluno do ambiente natural e refletir sobre as ações do dia-a-dia.





segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Desfile de 7 de setembro

Ontem, nossa escola participou do desfile de  7 de setembro que teve como tema "Leituras do Brasil". O desfile do Viver foi composto por diferentes pelotões, sendo que cada um deles contemplou diferentes aspectos desse tema bem como o que a escola faz para despertar o interesse e o gosto pela leitura.
Veja nas imagens abaixo alguns momentos do desfile: