SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

terça-feira, 29 de maio de 2012

31 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR

     A origem do Dia Internacional do Brincar vem da Europa e ganhou todos os cantos do planeta, sendo comemorado em vários estados do Brasil. Por ocasião deste dia, é importante oportunizar o brincar, o brinquedo, a brincadeira em espaços públicos, privados e em todas as instituições educacionais. É importante reconhecer o brincar como ação essencial na expressão humana, no desenvolvimento e construção do conhecimento e na troca de saberes.
     Para comemorar o Dia do Brincar, a Escola Viver e Conhecer promove um concurso de construção de brinquedos. Todos oa alunos do pré ao 5º ano poderão participar confeccionando um brinquedo em casa, com ou sem a ajuda de familiares. Para a confecção do brinquedo será obrigatório somente o uso de sucatas (caixas, latas, embalagens plásticas, peças de computador e celular, rodinhas, tampinhas, etc.).
     Os brinquedos deverão ser entregues no dia 30 de maio e cada turma (alunos e professores) escolherão 3 brinquedos. Esses brinquedos serão expostos para a visitação de toda a escola e uma comissão julgadora escolherá o melhor brinquedo de cada turma.
     Participe, incentivando e auxiliando seu filho a confeccionar um lindo brinquedo!

7as SÉRIES REALIZAM PASSEIO DE ESTUDOS A ITÁ

     As turmas de 7ª série realizaram uma visita educativa às cidades de Seara e Itá (SC) no dia 26 de maio (sábado).
     No período matutino visitaram o Museu Entmológico Fritz Plaumann (76 anos), em Seara. Também conheceram a filha adotiva do cientista, a senhorita Gisela Plaumann que mostrou a casa onde Fritz viveu.
     No período vespertino foi realizado um city tour percorrendo os principais pontos históricos da cidade de Itá. A Itá Nova, como é conhecida,  foi totalmente construída com planejamento pois a antiga cidade foi completamente inundada pelo lago da Usina Hidrelétrica de Itá.

Museu  Fritz Plaumann










 Casa onde viveu o senhor Fritz Plaumann


Gisela Plaumann, filha de Fritz, recebendo os visitantes na casa




Casa da Cultura, em Itá  



Centro de Apoio ao Visitante da Usina Hidrelétrica de Itá








Professoras que acompanharam os alunos no passeio



Vista geral da represa da usina



Torres da igreja da antiga Itá





Viver e Conhecer é destaque no esporte


A aluna do 6º Ano 1 matutino -  Vanessa Paz Padilho destacou-se como goleira durante  a realização dos jogos do moleque bom de bola em Capinzal, etapa na qual a escola municipal “Viver e Conhecer” conquistou o segundo lugar.



As habilidades do futebol de Vanessa já chamavam a atenção dos professores de educação física da escola há alguns anos, então, após os jogos do moleque, a professora Jocelei entrou em contato com a nossa conterrânea Fernanda Bazzi  – goleira do Kindermann  de Caçador -   e no dia 15 de maio Vanessa  realizou um teste  para futsal feminino sub 13.

O sonho de Vanessa ser uma atleta profissional começou a se tornar uma realidade quando o treinador do Kindermann disse que ela faria parte da equipe na categoria sub 13, mas por ser origem humilde ela precisou da ajuda e apoio dos profissionais da escola.  A Fundação Municipal de Esportes cedeu o transporte e um profissional para acompanhar  a aluna até Caçador.




Vanessa voltou à escola no dia 28 de maio acompanhada da antiga aluna Fernanda Bazzi para se despedir dos colegas e professores, pois seu local de residência agora será Caçador e estudará em um novo colégio, além de obter do clube Kindermann alojamento, alimento, tratamento médico e odontológico e toda estrutura necessária. Quando chegar à etapa de faculdade, o clube possui parceria com a Uniarp e oferece bolsas de estudo aos atletas.

Toda equipe da Escola Municipal “Viver e Conhecer” deseja para Vanessa sucesso em suas conquistas e que volte para nos visitar.

Outro destaque no esporte, na modalidade de Xadrez,  foi Eric Luiz Faggion, aluno da 7ª série,  que na fase municipal  foi classificado para representar  a escola municipal “Viver e Conhecer” na etapa regional do JESC em Joaçaba. Nesta etapa consagrou-se campeão e agora representará a escola e o município na etapa Estadual em Lages que acontecerá nos dias 28 a 30/05.



REUNIÃO COM OS PROFESSORES DO PRÉ AO 5º ANO

   No dia 16 de maio, no período vespertino, foi realizado um encontro de estudos com os professores do pré ao 5º ano da Escola Viver e Conhecer.
    No primeiro momento os professores receberam treinamento para utilizar os equipamentos de muitimídia e os netbooks disponíveis na escola. Depois tiveram uma palestra sobre qualidade de vida e uma sessão de relaxamento com as psicólogas da Secretaria da Educação.










Os professores do 6º ano à 8ª série tiveram também uma sessão de relaxamento na semana anterior.



terça-feira, 22 de maio de 2012

Almoço e aula no contraturno das 7as e 8as séries

 No dia 08 de maio os alunos das 7as e das 8as séries almoçaram na escola e tiveram aula também no período vespertino. O projeto vem sendo desenvolvido pela escola já há alguns anos e prevê que cada turma tenha, ao menos uma vez por mês, aula no contraturno.

Huuumm, que fome...





E todo mundo dá uma ajudinha com a louça



  

CINEMA EM PIRATUBA

     Durante a realização da BIG PARADA as turmas de 7ª e 8ª séries foram divididas em 4 equipes: Azul, Amarela, Verde e Vermelha. As equipes Azul e Verde receberam como prêmio  um passeio ao vizinho município de Piratuba para assistir uma sessão de cinema. O filme em cartz era "Cada um tem a gêmea que merece".




   

Lanche especial para as mães do Viver e Conhecer

  

   Para comemorar o dia das Mães o Viver ofereceu um lanche especial a todosos seus funcionários. As mães receberam também uma lembrancinha. Tudo para deixar esta data ainda mais doce!
    Parabéns às nossas mamães!