SEJAM BEM-VINDOS

Nossa escola, nosso lar!

Nossa escola, nosso lar!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

VISITAS REALIZADAS NA APLICAÇÃO DOS PROJETOS PARA A FEIRA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR

Visita ao Parque Ecológico Três Pinheiros, em Piratuba
Pré III Luciane e Márcia


Visita ao Supermercado e Panificadora Massa Fina.
Pré III Jocilei


Visita na propriedade do Sr. Vildo Antônio Vezaro em Linha Pelissaro - Observação das araucárias-
1º ano Silvana


Visita na Propriedade do Sr. Adelar e Domênica Surdi em Linha Residência - Produção artesanal de açúcar mascavo -
1º Ano Lucrécia


Visita na clínica odontológica da Dr. Rafhaela Parizotto - Aprender os cuidados com os dentes-
1º Ano Janete


Visita ao Sacolão de Frutas e Verduras
2º ano Miriam

Fazendo suco no laboratório



Visita na plantação de bananas na comunidade da Barra do Pinheiro na casa do Sr. Maciel
2º ano Jovania

Visita à criação de coelhos na comunidade de Linha Caçador
3º ano Giseli


Visita ao SIMAE
4º ano Marli


Palestra sobre o salário mínimo com Leandro Pazza
5º ano Mariza


Visita à empresa de pasteurização de leite "Dala" na comunidade de Lauro Muller
5º ano Analine









segunda-feira, 18 de julho de 2011

Formandos 2011


  No dia 15 de julho, os alunos da 8ª série tiveram um almoço de confraternização no hotel fazenda em Piratuba. Foram momentos de descontração e muitas brincadeiras, uma interação que reforça os laços de amizade, que mesmo passando o tempo, não são esquecidos.
  Com as amizades, aprendemos muito e compartilhamos experiências. Ao longo de nossas vidas, são os amigos que passam por ela e deixam saudades, mas também deixam conosco tudo o que foi vivido. É na amizade que encontramos a sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade e simplicidade.
“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis” .












sábado, 16 de julho de 2011

Preparando a Feira Científica Interdisciplinar 2011- 5ªs séries

  A 5ª série 2 - vespertino, sob orientação da professora Sandra Demin está desenvolvendo uma pesquisa sobre a Feira de Produtos Agroecológicos de Capinzal, analisando se a feira de produtos agroecológicos de Capinzal é uma alternativa de renda e fator auxiliar na permanência do homem no campo.

   Uma das atividades desenvolvidas foi a realização de uma palestra, no dia 21 de junho , sobre a Feira com o sr. Vilmar Rech - agrônomo da EPAGRI, a sra. Nair Bazei – presidente do Sindicato de Agricultores de Capinzal e o sr. Francisco Araújo – secretário municipal de Agricultura.
 
   No dia 24 de junho, a turma da 5ª série 2 vespertino visitou a Feira de Produtos Agroecológicos de Capinzal e foi muito bem recebida pelos feirantes ( que são produtores rurais de capinzal e Ouro), esclareceram dúvidas e responderam um questionário para tabulação de dados na sala de aula.

 
   A turma da 5ª série 1 - matutino, acompanhada pelas professoras Nilza Marcon de matemática e Cristiane Galio de Ciências, no dia 7 de julho assistiram uma palestra sobre a produção e consumo de carne bovina, que é tema de pesquisa da turma para a Feira Científica Interdisciplinar 2011.

   Os palestrantes foram o sr. Eduardo – médico veterinário da Prefeitura Municipal de Capinzal, que atua na CIDASC e o sr. José Filippin Jr. – proprietário do Frigorífico Filippin.

   A palestra foi proveitosa e contribuiu para o desenvolvimento do projeto e estudo da turma.

 
   A turma da 5ª série 1 vespertino também está se preparando para a feira com seu projeto sobre as Abelhas, construindo seu projeto, as maquetes, os cartazes sob orientação da professora Cristiane Galio e teve palestra com o produtor de mel sr. Silvio Scalsavara, que muito contribuiu para o entendimento da temática e trouxe muitas curiosidades sobre estes insetos.

   A turma da 5ª série 2 matutino está desenvolvendo o projeto sobre o Transporte escolar em Capinzal, sob a orientação da professora Jussara Biazoto. Também pesquisaram bastante, construíram maquetes e realizaram cálculos sobre o custo do transporte escolar no município, além de terem recebido uma palestra muito esclarecedora da sra. Ticiane – responsável pelo transporte escolar em Capinzal.



Preparando a Feira Científica Interdisciplinar 2011- 6ªs séries



   Várias atividades foram desenvolvidas durante a execução dos projetos das 6ªs séries. Cada turma trabalhou com um tema diferente:

   Peixes: seres aquáticos que contribuem para a vida terrestre –

6ª série 1

   O uso abusivo de antibióticos e o surgimento da Superbactéria- – 6ª série 2

   Borrachudo ( Similuium Pertinax) e o controle biolágico – 6ª série2



   Uma das atividades realizadas pela turma da 6ª série 1 foi a visita ao Pesque e pague, no dia 13 de junho, na Linha Gramado.

   Lá, os alunos foram recebidos pelo proprietário e pelo sr. Hélio Bazei – da EPAGRI de Ouro, que repassou informações importantes sobre a criação de peixes.

   Na sequência, a professora Adriana Surdi – de Ciências - realizou um processo de incisão em uma carpa – espelho para visualização da anatomia interna do peixe, além disso, explorou a externa e as características gerais do peixe.

   No final dessa manhã de estudos sobre o peixe, os alunos degustaram filés de tilápia e polenta.



   No dia 15 de junho, o médico Pedro Panis realizou uma importante palestra sobre as bactérias e as doenças causadas por aquelas patogênicas.

   Dr. Pedro Panis também abordou a importância do uso correto de antibióticos, seguindo o tratamento indicado pelo médico na receita médica. Alertou sobre a relação do uso inadequado e abusivo dos antibióticos e o surgimento da superbactéria- que é o tema de pesquisa da 6ª série 2, sob orientação das professoras Márica Hanel Toscan, Nilza Marcon e Adriana Surdi.

   Para aprofundar os conhecimentos e compreender o processo de controle biológico do borrachudo em capinzal, a 6ª série 3 participou de uma palestra com os senhores Vilmar Rech (agrônomo da EPAGRI) e Francisco Araújo (secretário municipal de Agricultura).

   Eles exploraram os seguintes itens: inimigos naturais do borrachudo, habitat, ciclo de vida, alimentação, reprodução, causas de sua proliferação e possíveis maneiras de controlar o aumento desse inseto nas comunidades.

   A contribuição dessas pessoas foi muito importante para os projetos das 5ª e 6ª séries.




   A 7ªs e 8ªs séries também estão se preparando para a Feira Científica Interdisciplinar 2011, mas com projetos em grupos e sob orientação das professoras Adriana Surdi, Márcia Meloto, Sirlei Guerarth, Marina Hachmann, Alessandra Canteli e Carmem Markus.

   A 7ª série 2 vistou a empresa “Cordas Erval” em Erval Velho para verificar “in loco” como ocorre a reciclagem do plástico e sua transformação em um novo produto a ser comercializado, ou seja, a obtenção de lucro a apartir do lixo (plástico). A visita foi relizada, pois um grupo da turma desenvolve um projeto sobre o tema.